O governo federal divulgou em janeiro último o Anuário Estatístico da Previdência Social 2016 (AEPS), com informações sobre benefícios, contribuintes, acordos internacionais, acidentes de trabalho e vários outros temas relacionados à Previdência.
De acordo o anuário, em cinco estados brasileiros o número de servidores inscritos no Regime Próprio da Previdência Social (RPPS) supera o de servidores ativos. Esse cenário pode crescer nos próximos anos, o que, além das implicações financeiras para os governos estaduais, também impõe desafios administrativos, já que a situação fiscal complicada de muitos deles pode ser uma barreira à reposição ou renovação do quadro de servidores.
No âmbito do serviço público, a publicação mostra que a situação mais dramática é a do Rio Grande do Sul, onde o número de inativos ultrapassa em 74,5% o dos funcionários que estão na ativa. Em Minas Gerais, a proporção de inativos é 47% maior; no Rio de Janeiro, 17,5%; em Santa Catarina, 2,2%; na Paraíba, 0,1%.
No Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Piauí, Sergipe, Goiás, Espírito Santo e São Paulo, a relação entre ativos e inativos caminha para um empate.
O jornal Valor Econômico apurou os dados no âmbito do funcionalismo. A matéria está disponível somente para assinantes: https://goo.gl/fCfNaz
Para acessar as estatísticas da Previdência Social acesse aqui.
Por informações do Valor e do site da Previdência
No dia 28 de Julho de 1978, foi fundada a...
SAIBA MAIS +https://e.issuu.com/anonymous-embed.html?u=kuana&d=revista_fiscosul_final_toda
SAIBA MAIS +A Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato...
SAIBA MAIS +Há diversas profissões, todas têm o seu valor. O trabalho...
SAIBA MAIS +