45
21.02.2018 • Febrafite

Senador Paulo Paim recebe a Comenda da Ordem do Mérito Febrafite

 


Em um dia histórico marcado pelo enterro simbólico da reforma da Previdência Social nesta terça (20), comemorado pelas entidades de classe em todo o país, a diretoria da Febrafite prestou homenagem ao senador Paulo Paim (PT-RS) com a Comenda da Ordem do Mérito da Federação, em reconhecimento ao trabalho do parlamentar na defesa da previdência dos trabalhadores brasileiros.

A homenagem aconteceu no início da audiência pública organizada pela Comissão de Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, para discutir a situação dos aposentados e os devedores da Previdência Social, no Auditório Petrônio Portella.

A solenidade contou com a presença de parlamentares, servidores de diversas categorias do funcionalismo público, entidades representativas dos trabalhadores da iniciativa privada, dirigentes de entidades, entre elas a Febrafite, representada pelo presidente Roberto Kupski; pelos vice-presidentes Lirando Jacundá (DF), Rodrigo Spada (SP), Maria Aparecida Meloni (MG); e os diretores: Antônio Pereira (PB), Juracy Soares (CE), Tanísia Vilariño (RS), além de Auditores Fiscais das associações filiadas.

A Comenda foi entregue pelo presidente Roberto Kupski e o diploma pelo primeiro vice-presidente Lirando Jacundá, logo no início da audiência. Kupski agradeceu ao parlamentar em nome de toda a Febrafite pela sua atuação no Congresso Nacional e ressaltou o merecido reconhecimento da homenagem, aprovada em Assembleia da Federação, pelo Conselho Deliberativo.

Paulo Paim considerou que o momento foi de muita felicidade para todo o povo brasileiro. Em seu discurso, destacou a atuação da Febrafite dentro do parlamento, subsidiando as discussões nas audiências públicas, na CDH do Senado, na CPI da Previdência, entre outras, contribuindo para a rejeição da PEC 287/16 que, se aprovada na forma defendida pelo governo, poderia prejudicar milhões de trabalhadores.

“Sou grato a Febrafite por essa homenagem como mérito do trabalho que desenvolvo em defesa dos trabalhadores da área pública e privada, aposentados, pensionistas, trabalhadores rurais e no combate a todo tipo de preconceito. A Federação, mais uma vez, mostrou sua satisfação desse trabalho integrado, que fazemos com todas as entidades. É um trabalho de formiguinha, mas que resultou na derrota da reforma da Previdência. Vida longa à Febrafite e todas as entidades que têm essa forma de atuar”, manifestou Paim.

A homenagem estava prevista para acontecer em junho do ano passado em Fortaleza, mas por incompatibilidade na agenda do parlamentar, a Comenda foi entregue ontem, em Brasília.

Sobre Paim
O parlamentar nasceu em Caxias do Sul (RS), em 1950. Operário e líder sindical, foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas-RS. Congressista há 30 anos, foi eleito deputado constituinte e foi deputado federal por mais três mandatos. Como senador, cumpre o segundo mandato.

Paim presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal nos biênios 2007/2008, 2011/2012 e 2015/2016. Fez centenas de audiências públicas, trazendo os movimentos sociais para o protagonismo do Congresso Nacional.

Pimentel aponta razões administrativas para déficit da Previdência
Após a homenagem, o senador José Pimentel (PT-CE), que foi ministro da Previdência Social entre 2008 e 2010, relatou que, até o ano de 2015, o caixa da Previdência dos trabalhadores urbanos apresentava saldo positivo. Para ele, o rombo apareceu quando a pasta foi integrada ao Ministério da Fazenda.

“É por isso que o Ministério da Previdência foi extinto em 16 de maio de 2016. Porque ao extinguir o ministério, o cofre da Previdência foi para o Ministério da Fazenda”, disse.

Pimentel avaliou ainda que o governo privilegia os grandes devedores da Previdência e trata com desdém os contribuintes das micro e pequenas empresas.

O senador Paulo Paim (PT-RS), autor do pedido da audiência, agradeceu a mobilização de parte da sociedade contra a Reforma da Previdência. “A Previdência é do povo brasileiro, e não é dos banqueiros. Vida longa a esse povo querido que se mobilizou no pais inteiro e por isso eles recuaram.”

Durante a audiência, a decisão de suspender a análise das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) até o dia 31 de dezembro foi comemorada.

Por Ascom Febrafite com informações da Agência Senado 

OUTRAS NOTÍCIAS

31.07.2023 • Eventos

Aniversário de 45 anos de fundação da FISCOSUL - 28/07/1978

No dia 28 de Julho de 1978, foi fundada a...

SAIBA MAIS +
27.01.2023 • fiscosul

Revista 40 anos da Fiscosul

 https://e.issuu.com/anonymous-embed.html?u=kuana&d=revista_fiscosul_final_toda   

SAIBA MAIS +
24.09.2022 • fiscosul

Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul

A Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato...

SAIBA MAIS +
01.05.2022 • fiscosul

Homenagem dia do Trabalhador

Há diversas profissões, todas têm o seu valor. O trabalho...

SAIBA MAIS +