43
30.08.2018 • Febrafite

Roberto Kupski prestigia solenidade do Prêmio Afrafep de Educação Fiscal

Por Ascom Sefaz/PB

Os professores da escola estadual de Cajazeiras e da UFCG foram os vencedores da edição de 2018 do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’. A solenidade de premiação, que aconteceu no auditório do Colégio Lyceu Paraibano, em João Pessoa, contou com a presença do secretário de Estado da Receita, Marconi Marques Frazão, do delegado adjunto da Receita Federal em João Pessoa, Hamilton Guedes, do  presidente de honra da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), do Gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Robson Rubenilson, dos dirigentes da Sicoob União Paraibana e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PB).

Pela segunda vez consecutiva, o professor da Escola Estadual Dom Moisés Coelho, José de Ribamar Brindel Filho, da cidade de Cajazeiras, recebeu o ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’. No ano passado, ele havia recebido o mesmo prêmio pela Escola Técnica Estadual de Cajazeiras, além de agraciado como um dos vencedores da etapa nacional. Neste ano, lecionando pela Escola Estadual Dom Moisés Coelho,  o professor contagiou quase mil alunos e a comunidade circunvizinha com o projeto “Educação Fiscal – Uma jogada de cidadania”.

Além do prêmio de R$ 2 mil, o projeto vai concorrer também ao prêmio nacional que acontece em novembro, em Brasília.

“O projeto consistiu em realizar uma intervenção pedagógica na Escola, tendo a educação fiscal como tema principal. No planejamento deste ano, a direção da Escola e os professores decidiram trabalhar a temática em todas as disciplinas do ensino fundamental e do médio, que foi implantado este ano. Utilizamos a educação fiscal para mostrar a importância do tributo na educação, saúde e da segurança públicas, assim como a função social desses tributos. Trabalhamos a temática em várias disciplinas com os 980 alunos da Escola, envolvendo a comunidade para a importância de exigir a nota fiscal no comércio em cada compra. De forma pedagógica, trabalhamos de forma interdisciplinar e transdisciplinar com professores e alunos. Acredito que a educação fiscal precisa ser disseminada em todas as escolas. Estou trabalhando na segunda escola em Cajazeiras com essa temática como forma de expandir a temática da cidadania fiscal”, frisou o único ganhador este ano da Paraíba  entre as escolas de educação básica.

Os outros dois projetos vencedores da etapa estadual foram de professores UFCG. Um deles no campus de Sumé com o “Projeto: Teorias e práticas sobre orçamento público e democrático” do professor de Gestão e de Contabilidade Pública da UFCG, Luiz Antônio Coelho da Silva. O outro projeto foi “Política Tributária do município de Campina Grande” dos professores Alexandre Henrique Salema e Jubevan Caldas de Sousa, também da UFCG.

“O nosso trabalho focou não apenas em pesquisa, mas também extensão com a comunidade por meio de realização de audiências públicas, cursos, promovendo palestras e eventos sobre gasto público e orçamento para as turmas do campus da cidade de Sumé e também Região, gerando consciência sobre educação fiscal”, resumiu o professor Luiz Antônio Coelho da Silva.

Para o presidente da Afrafep, Alexandre José de Sousa, “o interessante em criar este prêmio é rememorar e também reacender a chama da cidadania para a sociedade. No momento em que o país passa por tantas dificuldades e as instituições estão desacreditadas, a Afrafep seguindo os passos da Febrafite, que tem o prêmio nacional e está na sétima edição, criou este prêmio como forma  incentivar os professores e também despertar nos alunos essa necessidade de ter em sua mente que o tributo deve ser arrecadado, mas também aplicado em políticas públicas para reduzir a forte desigualdade social do país e do Estado”, destacou.

Para o presidente de honra da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Roberto Kupski, “esse prêmio que a Afrefep organiza pelo segundo ano consecutivo é pura cidadania e o Brasil está precisando atualmente de muita cidadania. Neste ano, vimos que o número de inscritos cresceu, quando comparado ao ano passado. Além disso, a Paraíba foi destaque no Prêmio Nacional de Educação Fiscal do ano passado, quando dois projetos foram vencedores da etapa nacional. Parabéns à Afrafep, aos professores, aos estudantes, aos dirigentes e jornalistas pelo trabalho e empenho de cidadania com a temática de educação fiscal. A Paraíba tem se destacado nacionalmente nos prêmios por esse envolvimento. É um motivo de orgulho de estar de volta a essa belíssima cidade e belíssimo Estado”, frisou.

Os ganhadores da etapa estadual do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’, que premia anualmente os melhores projetos desenvolvidos por professores da Educação Básica e também de universidades públicas do Estado da Paraíba, vão concorrer ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) com prêmio de R$ 15 mil ao vencedor.

O ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’, que é uma realização da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba e do Sicoob Creds, conta com órgãos parceiros do Programa de Educação Fiscal do Estado: Receita Estadual, Secretaria de Estado da Educação, Escola de Administração Fazendária da Receita Federal (Esaf); Sindifisco-PB; Focco (Fórum Paraibano de Combate à Corrupção), Controladoria Geral da União (CGU); Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado (TCE); Delegacia da Receita Federal em João Pessoa e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba (CRC-PB). Representantes dessas entidades formaram a Comissão Julgadora do Concurso.

OUTRAS NOTÍCIAS

31.07.2023 • Eventos

Aniversário de 45 anos de fundação da FISCOSUL - 28/07/1978

No dia 28 de Julho de 1978, foi fundada a...

SAIBA MAIS +
27.01.2023 • fiscosul

Revista 40 anos da Fiscosul

 https://e.issuu.com/anonymous-embed.html?u=kuana&d=revista_fiscosul_final_toda   

SAIBA MAIS +
24.09.2022 • fiscosul

Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul

A Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato...

SAIBA MAIS +
01.05.2022 • fiscosul

Homenagem dia do Trabalhador

Há diversas profissões, todas têm o seu valor. O trabalho...

SAIBA MAIS +