15.05.2018 • Febrafite

Canadá: Juracy Soares participa da 52ª Assembleia Geral do CIAT

O Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT) promove nesta terça (15) até quinta-feira (17/5), a 52ª Assembleia Geral do organismo internacional com o tema “Administração tributária em nível mundial”. O evento acontece na cidade de Ottawa, no Canadá.

Participam da assembleia, representantes das administrações tributárias dos países membros do CIAT, presentes nos cinco continentes, além de organizações de estudos e pesquisas tributárias, e entidades convidadas como a Febrafite, representada pelo presidente Juracy Soares.

Entre os temas do evento: a administração tributária como um pilar da sociedade e os relacionamentos com cidadãos e empresas, regras e procedimentos, o compartilhamento de impostos relacionados entre entidades governamentais e instituições de investigação criminal, entre outras experiências dos países membros.

De acordo com Soares, a colaboração internacional na era da economia digital, assim como como ética, compliance, governança e parcerias estratégicas foram temas presentes em diversos debates. “O rico debate agregará valor às próximas discussões no âmbito da federação e de suas associações filiadas. Há muito interesse sobre como a nova economia digital, o e-commerce, criptomoedas e aplicativos afetarão as administrações tributárias, e sobre qual será o papel (novo posicionamento) do auditor fiscal do futuro”, considera o presidente.

Os participantes da AGE do CIAT poderão ouvir e interagir com dirigentes de administrações tributárias de países como – por exemplo –  o Canadá, a China, o Paraguai, o Chile, a Colômbia, o Marrocos, os Estados Unidos, a Jamaica, a Guatemala, a Nova Zelândia, a Coreia do Sul, a Espanha, a França, entre outros.

O CIAT é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada em 1967, com sede no Panamá. O organismo fornece assistência especializada aos seus países-membros, visando o fortalecimento e a modernização de suas administrações tributárias.

A Febrafite participa como convidada pelo colega auditor fiscal aposentado da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), Marcio Verdi, secretário executivo do CIAT, que também conta com a colaboração de outro brasileiro: o auditor fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, Vinicius Pimentel de Freitas.