37
25.04.2018 • Febrafite

Afresp sedia evento sobre blockchain e administração tributária

A filiada Associação dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (Afresp) sediou na manhã desta quarta (25/4) o evento “Tecnologia Blockchain e a Administração Tributária”, promovido pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e organizado pela Coordenadoria da Administração Tributária (CAT). O presidente da Febrafite, Juracy Soares, participou dos debates sobre a tecnologia.

O blockchain é um banco de dados criado no contexto das criptomoedas e usado para registrar transações distribuídas e mantidas por uma rede de computadores localizada no mundo inteiro. Para a área tributária a tecnologia traria mais transparência, otimização da informação e segurança reforçada, já que todas as informações são armazenadas em blocos e ocultadas por criptografia, características que mantêm a segurança do sistema e o sigilo das informações, o que dificultaria possíveis fraudes.

O presidente da Afresp e primeiro vice-presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, coordenou a mesa do evento que contou com a participação de importantes órgãos e instituições, como Receita Federal do Brasil, COGEF (Comissão de Gestão Fazendária), Prefeitura de São Paulo e Universidade de São Paulo.

Spada destacou que um dos maiores desafios das organizações hoje é tomar decisões perante incertezas. Para ele, mudanças estruturais tornam-se ainda mais significativas quando podem promover a ruptura do modelo vigente. “A tecnologia blockchain é percebida por muitos especialistas como tecnologia disruptiva, com impacto potencial na troca de valores semelhante ao que a internet promoveu na troca de informação. São incertezas relevantes que o Estado não pode ficar apenas observando. Ele precisa agir. Mas, antes, é preciso decidir como agir”, disse.

Ele considerou a iniciativa da CAT em criar o InovaLab para estudar e explorar incertezas, tecnologias emergentes com potencial disruptivo; e desse trabalho, gerar informação estruturada para a tomada de decisão, como “fundamental para garantir ao Estado capacidade de resposta e adaptação em um mundo em mutação”.

 

Também participaram do evento: o consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), José Barroso Tostes Neto; o coordenador-geral do ENCAT, Eudaldo Almeida; e o vice-presidente da Afresp, José Roberto Soares.

Por Febrafite com informações da Ascom Afresp 

OUTRAS NOTÍCIAS

31.07.2023 • Eventos

Aniversário de 45 anos de fundação da FISCOSUL - 28/07/1978

No dia 28 de Julho de 1978, foi fundada a...

SAIBA MAIS +
27.01.2023 • fiscosul

Revista 40 anos da Fiscosul

 https://e.issuu.com/anonymous-embed.html?u=kuana&d=revista_fiscosul_final_toda   

SAIBA MAIS +
24.09.2022 • fiscosul

Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul

A Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato...

SAIBA MAIS +
01.05.2022 • fiscosul

Homenagem dia do Trabalhador

Há diversas profissões, todas têm o seu valor. O trabalho...

SAIBA MAIS +