Abertura do Congresso Luso-Brasileiro marcada por homenagens
24.05.2016 • Congresso

Abertura do Congresso Luso-Brasileiro marcada por homenagens

 Auditores-fiscais e aduaneiros, brasileiros e portugueses, prestigiaram na noite desta segunda-feira, dia 23, na cidade do Porto, em Portugal, a abertura do 1º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais e Aduaneiros, realizado pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e a Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (Apit), com a colaboração da Universidade de Lisboa e a CNT Alfândegas.

Participaram da mesa de abertura representantes das administrações tributárias dos dois países, representados pelo presidente da Febrafite, Roberto Kupski; o presidente da Apit, Nuno Barroso; o secretário executivo do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat), Marcio Verdi; a diretora geral da Autoridade Tributária e Aduaneira de Portugal, Helena Borges; o coordenador da CNT, António Castela; e a primeira vice-presidente do Sindifisco Nacional, Maria Cândida Carvalho.

Homenagens deram o tom da noite

 Em sua manifestação, o presidente da Apit, Nuno Barroso, entregou medalha ao presidente da Febrafite, Roberto Kupski, primeira destinada a uma entidade de classe, em reconhecimento ao trabalho realizado na defesa dos auditores-fiscais e também na busca por uma administração tributária brasileira cada vez mais eficiente e eficaz.

 Nuno também reconheceu o sucesso do trabalho da Febrafite na realização do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, em sua quinta edição neste ano, uma ação da Federação em parceria com a Escola de Administração Tributária. “A liderança forte e honesta do Roberto Kupski é um exemplo para nós do Fisco português”, disse.

Em seguida, Barroso também prestou homenagem ao Ciat, representado pelo secretário executivo do organismo internacional, Marcio Verdi. “É um trabalho sério, feito com dedicação e tem nos demonstrado que a justiça social só é possível por meio da justiça fiscal”, concluiu.

Kupski agradeceu em nome de todo o Fisco brasileiro a homenagem e também a todas as entidades parceiras para a realização do primeiro Congresso Luso-Brasilero. “É uma honra receber essa homenagem e participar dessa abertura como presidente da Febrafite. Isto só foi possível graças ao esforço de cada um de vocês aqui presentes.”

 Em seguida, o presidente da Febrafite falou sobre a realização de encontros luso-brasileiros, em 2009 e em 2012, na cidade de Lisboa, também em parceria com a Apit, com apoio da Faculdade de Direito da Faculdade de Lisboa e com o CNT Alfândegas.

Participam do evento 68 representantes do Fisco brasileiro. Entre os palestrantes convidados pela Febrafite na programação desta terça-feira, dia 24/05, o secretário executivo do Ciat participa do painel “Sustentabilidade financeira em tempos de crise – desafios para os sistemas tributários”, e a auditora-fiscal da Receita Federal do Brasil, diretora de Relações Internacionais e Intersindicais do Sindifisco Nacional, Juliana Christina Simas de Macedo, participará da mesa redonda sobre arbitragem tributária.

No final da tarde, a vice-presidente da Febrafite, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni, “Papá”, vai falar sobre as prerrogativas e garantias funcionais dos auditores-fiscais.

O 1º Congresso Luso –Brasileiro segue até manhã, dia 25/05.

Saiba mais no site do evento.

Confira o a homenagem feita pelo presidente da Apit, Nuno Barroso, ao presidente da Febrafite, Roberto Kupski:

 

OUTRAS NOTÍCIAS

31.07.2023 • Eventos

Aniversário de 45 anos de fundação da FISCOSUL - 28/07/1978

No dia 28 de Julho de 1978, foi fundada a...

SAIBA MAIS +
27.01.2023 • fiscosul

Revista 40 anos da Fiscosul

 https://e.issuu.com/anonymous-embed.html?u=kuana&d=revista_fiscosul_final_toda   

SAIBA MAIS +
24.09.2022 • fiscosul

Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul

A Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato...

SAIBA MAIS +
01.05.2022 • fiscosul

Homenagem dia do Trabalhador

Há diversas profissões, todas têm o seu valor. O trabalho...

SAIBA MAIS +